Receitas do mato !

Pizzas no camping


Já pensou em comer deliciosas pizzas enquanto acampa? E já que a pizzaria não entrega lá no alto da montanha ou naquele camping no meio do nada, que tal preparar suas próprias pizzas? Com ingredientes fáceis e muito rápido você pode fazer um delicioso banquete como nunca imaginou!
O primeiro passo é improvisar seu “forno”. Aproveitando mais uma dica do amigo Lex, do Blogus, faço as pizzas no vapor. A massa fica bem macia. Porém, pro meu gosto acho que fica um pouco úmida. Então, depois do queijo estar derretido passo por uma frigideira antiaderente, por alguns minutinhos, só para secar a massa e ficar mais crocante.
A grelha improvisada é uma grade para ventilador, que fica na saída de ar da fonte de um computador (como mostra a foto abaixo), mas você pode improvisar com o que a sua imaginação mandar e com o que tiver em mãos. Até mesmo duas facas apoiadas na panela fazem as vezes de grelha para assar a massa e derreter o recheio. Coloque uns dois dedos de água na panela, espere ferver e está pronto para ser usado.
Caso queira comprar uma grade dessa, encontrei nesse site por um preço legal e tem em dois tamanhos, veja o que se encaixa melhor na sua panela e mão na massa, ou na pizza!

Separe algumas massas de mini-pizza semi prontas, que são encontradas em vários supermercados e guarde num pote plástico, para que elas não amassem ou quebrem no transporte. Se bem guardadas duram vários dias na mochila.
Leve também uma caixinha (nada de latas hein!) de extrato de tomate. As marcas Arisco e Quero tem uma embalagem com apenas 140g que é bem pequena, cabe em qualquer cantinho da mochila, muito prática e dá pra cobrir muitas pizzas.

Espalhe o molho com uma colher e as pizzas estão prontas para receber o recheio de sua preferência. Não esqueça de colocar naquele potinho de “kinder-ovo” um punhado de orégano.

O queijo mussarela também se conserva bem alguns dias fora da refrigeração e se você for acampar num lugar mais frio, melhor ainda. Tire algumas lascas do queijo (não é necessário ralar nem fatiar direitinho), coloque na massa com o molho e polvilhe orégano. Leve para a grelha com água fervendo na panela e assim que o queijo derreter está pronta.

Ou você pode passá-la pela frigideira, se quiser uma massa mais sequinha e crocante, minha preferida! Eu uso uma omeleteira, que são dois lados iguais, antiaderentes, que se encaixam. Se cobrir o queijo irá abafar e derreter ainda mais! Regule o fogareiro com a chama bem baixinha, para não queimar a pizza e deixe por poucos minutos.

Uma ótima opção de recheio, que também é muito prática e saborosa é o tomate seco. Leve-o desidratado (aqui na minha cidade encontro no Mercado Municipal) e na hora de usar deixe-o de molho na água morna por alguns minutos, depois de hidratado jogue a água fora, escorra, despeje um pouco de azeite (que pode ser levado em sachê ou numa garrafa pet pequena) e deixe por mais alguns minutos.
Molho, mussarela, o tomate seco previamente hidratado e orégano e você terá uma pizza deliciosa, feita em poucos minutos.


A variedade de recheios é muito grande, solte a sua imaginação. Diversos tipos de queijos duros (que tem uma boa durabilidade), cogumelos, linguiça calabresa (como na primeira foto), muitos sabores de Polenguinho (cheddar, gorgonzola, requeijão, provolone, gruyère), azeitonas.
Abaixo uma pizza de mussarela de búfala com shimeji (que foi levado na mochila desidratado e colocado de molho na água morna, assim como o tomate seco, para hidratar, depois foi direto para a pizza). Saborosíssima!

Como vocês podem ver as opções são muitas. Teste ingredientes de sua preferência, opte sempre pelos mais leves e de boa durabilidade sem refrigeração.
Para encerrar esse texto e dar água na boca uma pizza doce para a sobremesa. Essa foi feita com “nucita” (creme de chocolate com avelã, que vem em embalagem individual, perfeito para carregar na mochila) e um bombom Ouro-Branco esmigalhado.

Mas você também pode fazer com nutella, pedaços de chocolate + castanhas ou amêndoas quebradas, doce de leite cremoso (postamos um aqui), confeitos de chocolate (como granulado ou M&M), coco ralado, queijo com goiabada, etc.

Boas aventuras e bom apetite!

 

Capuccino em pó

capuccino_caseiro
Não gosto de café preto, mas sou apaixonada por capuccino. Essa receita é muito saborosa e depois de pronta fica bem cremosa. Perfeito para acompanhar um lindo nascer do sol numa montanha. Ou para esquentar uma noite fria antes de ir pra barraca!

Capuccino em pó caseiro

Em casa:
1 lata de leite em pó
1 lata (mesma medida do leite em pó) de açúcar refinado
100 g de café solúvel
6 colheres (sopa) de chocolate em pó (não usar achocolatado)
3 colheres (sopa) de canela em pó
1 caixinha de pó para chantilly
2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em pó
Peneire todos os ingredientes num recipiente grande. Misture bem e está pronto! Guarde numa lata ou pote bem fechado.
Em campo:
Para cada caneca 3 colheres (sopa) da mistura pronta! Despeje o pó num copo ou caneca, acrescente água fervente até a metade, mexa bem e acrescente o restante da água. Mexa novamente até que tudo esteja bem dissolvido e cremoso. Se quiser polvilhe com canela em pó.
Você também pode deixar já pronto em saquinhos plásticos a quantidade ideal para cada caneca. Eu prefiro dissolver no leite, pois o capuccino fica ainda mais cremoso. Coloque em cada saquinho 3 colheres (sopa) de leite em pó e 3 colheres (sopa) do capuccino em pó.
Dica: é importante que a água esteja fervendo para fazer a espuma!
capuccino em pó
Boas aventuras e bom apetite!

Escondidinho de carne seca

Essa receita, além de deliciosa, é muito versátil, pois pode ser feita com muitas variações, tanto do recheio quanto da cobertura. No final do post tem algumas sugestões.

Ingredientes:
1 embalagem de carne saca Vapza (400g)
1 embalagem de batata cubada Vapza (500g)
1 cebola
2 dentes de alho
1 caixinha de creme de leite
1 embalagem de queijo ralado (50g)
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
salsinha desidratada a gosto

Modo de preparo:
Antes de colocar os ingredientes na mochila retire todas as embalagens de papelão, levando apenas as plásticas. Assim você reduz a quantidade de lixo para carregar de volta.
Numa panela ferva um pouco de água e coloque as batatas para amolecer. Essas batatas já vem picadas e cozidas, prontas para o consumo, mas se estiverem quentes e mais macias será ainda mais fácil o próximo passo.
Enquanto elas cozinham pique a cebola e o alho.
Depois de alguns minutos escorra toda a água da panela e amasse as batatas com um garfo, formando um purê. Volte a panela ao fogareiro e acrescente o creme de leite. Acerte o sal, adicione a salsinha e mexa bem, mas não deixe ferver. É só o tempo de esquentar o purê. Reserve.
Numa frigideira despeje o azeite e frite a cebola até ela ficar transparente, acrescente o alho e frite mais um pouco. Escorra toda o líquido da embalagem de carne seca e adicione à frigideira, refogando por alguns minutos. Prove e acerte o sal somente se achar necessário. Eu não adicionei mais sal nessa etapa.

Com as duas etapas prontas, é só cobrir toda a carne seca com o purê e por cima o queijo ralado. Se você tiver um mini-maçarico (como esse que mostramos aqui) pode também gratinar o queijo, fica uma delícia.



 

Fricassê de frango

Esse prato é, de longe, um dos meus favoritos para se fazer no fogareiro. É muito saboroso, rende bastante, serve como prato único e dá tranquilamente para duas pessoas comerem bem. E o melhor, fica pronto em menos de 10 minutos e suja apenas uma panela.

Ingredientes:
1 embalagem frango Vapza (400g)
1 cebola pequena
1 dente de alho
azeite (faltou na foto, mas mostramos aqui como transportá-lo na mochila sem correr o risco de fazer sujeira)
5 colheres (sopa) de milho verde (+- 1/2 lata)
4 colheres (sopa) de azeitonas picadas
1 copo de requeijão cremoso (dispense o vidro e leve sempre o copo plástico)
1 embalagem pequena de batata palha (70g)
sal à gosto
salsinha à gosto

Em casa:
Separe o miho e a azeitona e coloque num saquinho plástico, sem a água da conserva. No meu último trekking eles duraram 3 dias na mochila, com o tempo bem quente. Mas fique atento ao seu armazenamento. Coloque dentro da panela e sempre no meio da mochila, onde não pegue sol e fique protegido pelas roupas e equipamentos. Num outro saquinho coloque a cebola e o alho. E para não pegar cheiro na mochila, feche bem.
O frango da Vapza já vem desfiado e 100% cozido, numa embalagem muito prática e resistente. Tire apenas da caixa de papelão, diminuindo assim a quantidade de lixo para carregar.

Em campo:
Aqueça a panela em fogareiro com fogo baixo. Despeje o azeite (+- 3 colheres de sopa) e frite a cebola picada, até ela ficar transparente. Acrescente o alho picado e quando ele começar a ficar escuro junte o frango, com todo o caldinho que vem junto na embalagem. Isso vai fazer com que o fricassê fique bem úmido. Refogue por alguns minutos, acerte o sal, coloque a salsinha desidratada e junte o milho e a azeitona.

Misture tudo, junte o requeijão e mexa bem, até ficar tudo homogêneo, como na foto abaixo.

Depois disso tire do fogareiro, cubra com a batata palha e está pronto para ser servido.

Boas aventuras e bom apetite!

Curau de milho

Não é só porque você está acampando que tem que abrir mão da sobremesa na hora do almoço, jantar ou até mesmo aquele lanchinho gostoso no meio da tarde.
Essa é uma receita rápida e fácil que até o mais desajeitado com as panelas e fogareiro consegue fazer.

Ingredientes:
1 pacote de curau de milho (existem diversas marcar no mercado)
7 colheres (sopa) de leite em pó (quantidade indicada de leite para essa marca)
canela em pó a gosto

Modo de preparo:
No verso da embalagem segue o passo-a-passo para fazer a receita, que começa pedindo que misture o conteúdo do pacote com 700ml de leite frio.
Como levaremos leite em pó, para facilitar o transporte e peso, dissolva primeiro o leite em 700ml de água. Depois o conteúdo do pacote. Mexa bem para não ficar com bolinhas e leve ao fogareiro.
Quando começar a ferver conte 5 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Despeje num recipiente, caneca ou deixe na panela mesmo. Polvilhe com canela em pó a gosto e espere esfriar em temperatura ambiente.
Se você estiver acampando num lugar frio, deixe de um dia para o outro e saboreie seu curau geladinho no dia seguinte.
Boas aventuras e bom apetite!
 

Macarrão instantâneo com bacon frito

Quinta receita da semana especial “Macarrão Instantâneo”. Dessa vez bacon de verdade no macarrão!

Muitas vezes, para uma boa refeição de camping, precisamos antes preparar os ingredientes em casa, como é o caso desse bacon. Siga o passo-a-passo abaixo e leve essa delícia na mochila, para usar em várias receitas.


1. Coloque as fatias de bacon separadas em cima de umas 3 folhas de papel toalha.
2. Cubra com mais folhas de papel toalha e leve ao microondas por 1:30 min.
3. Retire e veja se o bacon já está frito (ele deve ficar durinho, mas não queimado, como o do meio ficou, ops!). Se ainda estiver com partes moles volte ao microondas pro mais 15 segundos, até que fique bom.
Veja que o papel toalha absorve muita gordura do bacon. Tanto o papel de cima quanto o de baixo. Se for fazer mais fatias troque-os.
4. Depois de frio ele estará bem crocante.
5. Quebre-o com as mãos em pedaços pequenos e guarde num potinho.
Depois de pronto o bacon vamos ao macarrão. Cozinhe pelos tradicionais por 3 minutos, escorra a água, acrescente 2 colheres (sopa) de azeite, sal a gosto e o bacon frito (3 fatias são o suficiente para um macarrão e cabe certinho no potinho de kinder-ovo).
Boas aventuras e bom apetite

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário